Pseudogota: o que é isso?
5 novembro, 2025
A pseudogota, atualmente conhecida como doença por depósito de pirofosfato de cálcio, integra o grupo de artrites microcristalinas, nas quais a inflamação das articulações é causada pela presença de cristais. O nome pseudogota deve-se à semelhança dos sintomas à crise de gota, caracterizada por artrite de curta duração e de início súbito.
A doença é mais comum em pessoas idosas e tem um amplo espectro de manifestações clínicas. Além da apresentação similar à gota, pode surgir como uma artrite de duração mais prolongada - lembrando a artrite reumatoide - e como uma artrose generalizada, acometendo articulações, que normalmente não desenvolvem esse desgaste, como os ombros e punhos. Há ainda uma forma de envolvimento da coluna cervical, que pode cursar com febre e prostração.
O diagnóstico é feito por meio da identificação dos sinais clínicos e achados clássicos de exames de imagem. O mais comum é o depósito dos cristais de pirofosfato de cálcio na cartilagem, conhecido como condrocalcinose. Ela pode ser vista em punhos, joelhos e quadril. A pseudogota é uma enfermidade que deve ser lembrada durante a investigação das artrites, em especial quando não se identifica marcadores específicos como o fator reumatoide.
Quanto ao tratamento, nas formas agudas (duração de poucos dias) ele é feito com anti-inflamatórios, corticóides ou infiltração articular. E nas crônicas (duração de semanas a meses), utiliza-se colchicina, hidroxicloroquina ou metotrexato. A escolha da terapia mais adequada deve ser realizada pelo reumatologista, com base no acompanhamento regular do paciente.








